Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

NOSSA GAUCHINHA É BRONZE!

Mayra Aguiar é bronze e dá 3ª medalha ao judô brasileiro

A gaúcha Mayra Aguiar, de apenas 20 anos, conquistou nesta quinta-feira a medalha de bronze na categoria meio-pesado (até 78kg) do judô nos Jogos de Londres. Na luta decisiva, a...
A gaúcha Mayra Aguiar, de apenas 20 anos, conquistou nesta quinta-feira a medalha de bronze na categoria meio-pesado (até 78kg) do judô nos Jogos de Londres. Na luta decisiva, a brasileira não se deixou influenciar pela derrota na semifinal e venceu com um ippon a holandesa Marhinde Verkerk, campeã mundial de 2009, após um minuto e meio de confronto.
A medalha, a terceira do judô e a quarta do Brasil em Londres, vem com gostinho amargo. Tudo porque Mayra Aguiar chegou como grande favorita, líder do ranking mundial e ainda invicta na temporada. A derrota para a norte-americana Kayla Harrison, sua maior rival, nas semifinais, acabou com o sonho dourado.
Mayra pelo menos conseguiu dar a volta por cima para ficar com o bronze. Outros brasileiros que eram tidos como favoritos nem isso conseguiram. Casos, por exemplo de Tiago Camilo (categoria até 90kg), derrotado na semifinal e depois na disputa pelo bronze e Leandro Guilheiro (até 81kg), que perdeu nas quartas e na repescagem. Leandro Cunha, Érika Miranda e Rafaela Silva nem às quartas chegaram.
A medalha olímpica, ainda que não dourada como se esperava, confirma a evolução da carreira da jovem de apenas 20 anos, na véspera do seu aniversário de 21, que será comemorado nesta sexta. Em 2008, aos 17, ela já estava na primeira Olimpíada, sendo derrotada na primeira luta em Pequim, ainda na categoria até 70kg. No ano seguinte, já entre as meio-pesadas, foi terceira colocada no Mundial Júnior de Paris.
Na ocasião, Sarah Menezes sagrou-se campeã mundial, num conjunto de resultados repetido três anos depois, agora na Olimpíada – na ocasião, Mariana Silva ainda ganhou bronze. Um ano depois de brilhar na categoria júnior, Mayra já era vice-campeã mundial adulta, em Tóquio.
Em 2011 a carreira de Mayra passou a ser marcada pela regularidade. A brasileira subiu ao pódio em todas as competições depois do Masters de janeiro. Levou bronze nas etapas de Grand Slam de Paris, Moscou e Tóquio, no Mundial de Paris e nos Jogos Pan-Americanos, foi vice-campeã continental e ganhou o Grand Slam do Rio.
A ascensão foi confirmada neste ano. Até perder na semifinal, Mayra Aguiar ainda estava invicta em 2012. Em ótima fase, ela foi campeã do Masters (torneio que reúne os oito melhores do mundo), do Grand Slam de Paris e do Campeonato Pan-Americano.
CAMPANHA – Mayra Aguiar não precisou nem de sete minutos no tatame para se classificar à semifinal. Ela ficou de bye na primeira rodada e estreou contra a tunisiana Hana Mareghni. Impondo sua condição de melhor do mundo, a brasileira foi bastante agressiva. E venceu com um wazari por golpe e outro por punição, após quatro minutos e cinco segundos de luta. Depois, contra a polonesa Daria Pogorzelec, outra ótima luta da brasileira, que foi ainda mais agressiva para vencer com dois minutos e 44 segundos, após dois wazaris.
No que a técnica Rosicléia Campos chamava de “final antecipada”, Mayra fez um confronto duro contra Harrison, com as duas buscando o golpe. Nenhuma das quedas valeu ponto até que a norte-americana conseguiu um yuko, a um minuto do fim. Depois a brasileira foi para o tudo ou nada, acabou sendo imobilizada e bateu a 14 segundos do fim dos cinco minutos regulamentares.

Fonte: Portal do Judo

Nenhum comentário:

Postar um comentário